GWS Logomarca Prefeitura de Chapada 21x24

Quarta, 09 Junho 2021 17:33

AMM realiza reunião descentralizada em Chapada dos Guimarães para auxiliar a prefeitura

51234528091 2cde5fe042 kO presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Neurilan Fraga, se reuniu com o prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Fronner de Mello nesta terça-feira (8), no próprio município. Na ocasião, ele apresentou para a equipe da prefeitura, toda a equipe técnica da AMM, que mostrou os serviços que são oferecidos pela instituição através da Coordenação Geral, Central de Projetos,  Coordenação Jurídica, Gerências Contábil e Econômica, Técnica Operacional, Capacitação, Comunicação e apoio aos municípios.

O prefeito destacou o perfil do município, no contexto econômico, político e social e disse que, embora Chapada seja dotada de um forte potencial turístico, que atrai visitantes o ano inteiro, também enfrenta problemas nas áreas de educação, infraestrutura, fiscal e outras. Ele ressaltou a importância dos serviços da AMM e da atuação institucional, para busca de soluções e o fortalecimento do município. Fronner lembrou que conhece o trabalho da entidade desde o período em que administrou Chapada em uma gestão passada. “A entidade tem um histórico de atuação e de conquistas. Contamos com o apoio do presidente Neurilan e toda equipe para a solução dos problemas e a execução de projetos”, assinalou o gestor. O município se sente protegido, endossou o secretário de Administração, Aislan Sebastião da Cunha Galvão, destacando que as reunião foi essencial para ajustar o trabalho com as equipes da prefeitura e da AMM.

A integração com os municípios em busca de soluções, foi enfatizada pelo presidente Neurilan Fraga. Ele deixou claro que o papel maior da AMM, é a atuação política e institucional com os demais poderes. É constante as atividades com o Tribunal de Contas, Ministério Público, Tribunal de Justiça, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, para lutar pelos municípios. Ele destacou ainda os projetos que tramitam no Congresso Nacional de interesse dos municípios, as inúmeras reuniões em Brasília e  mobilização do movimento municipalista para garantir os recursos. “Os parlamentares estão criando pisos para várias categorias de profissionais, mas não colocam no projeto que o governo federal tem que pagar, deixando para os municípios resolver as questões.

Fraga lembrou também os embates travados com o governo estadual, na gestão anterior, para garantir os repasses do Fethab,  Fundo Social e do Fundeb,  valores dos municípios que que eram retidos. ”Como também a luta pelo aumento do valor do transporte escolar e os repasses da área da saúde”, assegurou, afirmando que em relação ao combate á pandemia, as prefeituras receberam recursos somente do Governo Federal.

Neurilan disse que defende o interesse de todos os municípios de Mato Grosso e que neste momento a AMM está diante de um novo formato, devido a pandemia. “Um novo modelo de mostrar para o gestor o que podemos oferecer aos municípios. Chapada dos Guimarães, é um município expressivo, e devido as suas riquezas naturais,  é vitrine para Mato Grosso e para o Brasil. “Foi o primeiro município escolhido para a nossa reunião descentralizada. A AMM pode ajudar a resolver os problema daqui. A equipe técnica pode auxiliar a prefeitura na busca de solução, no equilíbrio financeiro, fiscal, e outras áreas”, finalizou.

(Com informações da Ascom/AMM)

51233823762 af56c7112d k

Endereço: