GWS Logomarca Prefeitura de Chapada 21x24

Sexta, 19 Novembro 2021 15:41

Academia da Saúde é homologada e passa oferecer práticas integrativas e complementares

academiaASCOM/CG

A Prefeitura de Chapada dos Guimarães deu início nesta sexta-feira (19), de forma oficial, aos atendimentos do Programa Academia da Saúde. A unidade está instalada no bairro São Sebastião, anexo ao estádio Apolônio Bouret Mello.

A Academia da Saúde foi cadastrada no Sistema de Monitoramento de Obras (SISMOB), do Ministério da Saúde, em julho de 2011, mas até o início do ano de 2021 o sistema apontava que obra do prédio não estava concluída, e com parecer para cancelamento da obra e devolução dos recursos já transferido para o município de Chapada dos Guimarães.

No entanto, no início da atual gestão, em janeiro de 2021, reconhecendo a importância da oferta de práticas integrativas e complementares para a população, e após adequações necessárias, a Academia de Saúde de fato começou a funcionar, sendo ofertados até agora 1.600 atendimentos.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosa Blanco, ainda em janeiro, deu-se início ao processo de requalificação da obra, e foi apresentado documentos comprobatórios de que a unidade passou a ser utilizada para a devida finalidade.

“Em maio de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde concluiu o registro da Academia de Saúde no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, quando foi autorizado o pagamento da terceira e última parcela da obra no valor de R$ 36 mil. E assim, concluímos todas as etapas necessárias para que essa unidade de saúde possa atender a população, e receber recursos para o funcionamento dos serviços”, disse Rosa.

A Academia da Saúde está funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

O programa

O programa adota uma concepção ampliada de saúde e estabelece como ponto de partida o reconhecimento do impacto social, econômico, político e cultural sobre a saúde. Por isso, apesar do nome, o programa não se restringe a realização de práticas corporais e atividades físicas e promoção da alimentação saudável.

Mais do que isso, os polos foram concebidos como espaços voltados ao desenvolvimento de ações culturalmente inseridas e adaptadas aos territórios locais, e que adotam como valores norteadores de suas atividades o desenvolvimento de autonomia, equidade, empoderamento, participação social, entre outros.

As ações que podem ser desenvolvidas na academia de saúde:

• Práticas corporais e atividades físicas;

• Produção do cuidado e de modos de vida saudáveis;

• Promoção da alimentação saudável;

• Práticas integrativas e complementares;

• Práticas artísticas e culturais;

• Educação em saúde;

• Planejamento e gestão;

• Mobilização da comunidade.

Os serviços já ofertados:

• Dança Circular;

• Reike/Massagem terapêutica;