GWS Logomarca Prefeitura de Chapada 21x24

Quarta, 17 Novembro 2021 10:38

Agentes de endemias participam de capacitação visando o combate à leishmaniose

WhatsApp Image 2021 11 17 at 10.39.47LÊNIA FREITAS - ASCOM/CG

Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Chapada dos Guimarães participaram do curso de treinamento de controle e combate a leishmaniose, que foi realizado nos dias 08, 09, 10  e 11 de novembro de 2021.

De acordo com a Vigilância em Saúde Ambiental/Endemias, órgão ligado à Secretaria

Municipal de Saúde, o treinamento está sendo feito pela Secretaria de Estado de Saúde, no intuito de capacitar os ACE com oficinas que abordam a montagem de armadilhas para a captura do mosquito transmissor, como também identificá-lo através de microscópio e posteriormente enviá-lo para o laboratório do estado.

Segundo o superintendente da Vigilância em Saúde Ambiental/Endemias, Marcelo Amaro, os agentes estão indo a campo para montar as armadilhas.

"O intuito é detectar os pontos e regiões onde existe a atuação do mosquito para realizar o bloqueio e manter essa doença endêmica controlada e gerar maior qualidade de saúde para a população chapadense. Leishmaniose é uma doença séria e requer cuidados e atenção”, disse Amaro.

Leishmaniose animal

Marcelo ainda ressalta que é importante frisar que referindo à leishmaniose animal, no momento em que a equipe de endemias realiza o teste rápido, não quer dizer que o animal esteja contaminado, será necessário que a coleta seja enviada para o laboratório do Estado para ter o resultado preciso, assim diante deste resultado se constata se o animal está positivo ou não.

Outro fator importante para a população, é que os proprietários de animais, no momento em que notar uma ferida incomum, que não cicatriza e aumenta de tamanho, não esperar muito para levar a um veterinário ou acionar a equipe de endemias para uma averiguação. Desta forma, a doença tende a ser controlada com maior eficiência.

Endereço:

Rua: Tiradentes, n°. 166, Centro, Cep: 78.195-000