GWS Logomarca Prefeitura de Chapada 21x24

Sexta, 16 Julho 2021 10:01

ZONA RURAL: Chapada promove vacinação antirrábica de cães e gatos

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS/CG), por meio da Vigilância em Saúde, está realizando uma operação de bloqueio e vacinação antirrábica na área rural do município de Chapada dos Guimarães.

Os casos são  detectados pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (INDEA-MT). Em seguida, equipes da vigilância ambiental/endemias fazem o bloqueio num radio de 12 quilômetros para conter a disseminação da doença.

Segundo o superintendente da Vigilância em Saúde, Marcelo Amaro, a operação está em andamento na região do Distrito de Água Fria, mas deve se estender para a região da Praia Rica e Paraíso do Manso.

Conforme o órgão, já foram vacinados aproximadamente 700 gatos e cachorros na zona rural. Nos próximos dias, a ação será realizada no perímetro urbano.

A DOENÇA

A raiva animal é uma doença transmitida ao humano pelo contato com o vírus rábico, através da saliva do animal infectado, sendo cães e gatos os principais responsáveis pela cadeia de transmissão na área urbana.

Endereço:

Rua: Tiradentes, n°. 166, Centro, Cep: 78.195-000