Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães

Qualidade de Vida

A Organização Mundial de Saúde (2010), descreve um ambiente de trabalho saudável, como aquele em que trabalhadores e gestores cooperam com o processo de melhoria contínua para proteção e promoção da saúde e bem estar dos trabalhadores, abrangendo tanto as questões relacionadas á saúde no ambiente físico de trabalho como os aspectos psicossociais.

Cada vez mais o ambiente de trabalho tem se constituído como espaço para promoção de saúde, não com a preocupação de evitar doenças, mas também de diagnosticar e melhorar a saúde das pessoas em geral, uma vez que os esforços para melhorara qualidade de vida dos trabalhadores tem se mostrado como um importante investimento de retorno positivo em termos de satisfação no trabalho e produtividade (FERNANDES; GUTIERREZ,1988). 

A qualidade de vida é crucial para a autoestima, a qual por sua vez determina o bem - estar, a eficiência, as atitudes e o comportamento do servidor, nas diversas áreas de atuação dentro das secretarias. Vários são os hábitos e os comportamentos que contribuem para influenciar o estilo de vida coletivamente e consequentemente, a qualidade das ações realizadas pelas pessoas integradas em seu meio. Entre todos os comportamentos saudáveis destacamos:

*Bons relacionamentos interpessoais dentro do ambiente de trabalho;

*Hábitos alimentares saudáveis;

*Prática de atividade física;

*Controle do estresse físico e emocional;

*Satisfação com o trabalho executado;

*Reconhecimento pelos resultados obtidos;

*Liberdade e responsabilidade nas atitudes profissionais adotadas;

* Salários = Produção humanizada 

As ações dentro do projeto de qualidade de vida busca promover ações que visem aprimorar as vivências dos servidores da Prefeitura de Chapada dos Guimarães, numa perspectiva de promoção á saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho. Proporcionando melhoria da imagem corporativa e das relações humanas, que visem contribuir significativamente na integração e envolvimento de todo corpo funcional.

Este Programa de Qualidade de Vida é integrado ao Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI atendendo ao objetivo estratégico de n° 12 "Garantir o desenvolvimento e a valorização dos servidores" desenvolvida na perspectiva Aprendizagem e Conhecimento descrito na inciativa Implantar projeto de Qualidade de Vida no Trabalho. 

Prefeitura de Chapada dos Guimarães