Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães

Quarta, 18 Janeiro 2017 17:58

O que é Ouvidoria

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Ouvidoria Municipal

Como a própria palavra estampa, o termo ouvidoria provém do verbo “ouvir”. No sentido geral, sua função é ouvir críticas, sugestões, elogios, reclamações, denúncias.

No Poder Executivo, é uma ferramenta de suma importância estreitando laço entre os Cidadãos e a Prefeitura, dando a todos a oportunidade de fazer suas silicitações pertinente no tange a Prefeitura no ambito geral. Assim os cidadãos fiscalizam os trabalhos do orgão, bem como na aplicações dos recursos, obras, dentre outros, principalmente, ao uso inadequado dos recursos públicos. É um órgão que cria e amplia os canais de comunicação entre a Prefeitura e a sociedade.

PEQUENA HISTÓRIA

Desde a época do Brasil Colônia, a figura do ouvidor já existia, porém não representava a sociedade e, sim, o Império. Ou seja, zelava pelos direitos da Coroa Portuguesa e pelo perfeito cumprimento das leis em suas colônias, informando-a de tudo o que ocorria aqui, mas não ouvia o cidadão brasileiro em suas necessidades.

A partir da década de oitenta, porém, essa definição de ouvidor, no Brasil, começou a mudar: começamos a ter a concepção de Ombudsman (funcionário governamental que investiga queixa contra órgãos públicos), que, logo depois, veio fazer parte da administração pública no nosso país. Foi quando o termo foi trocado pela palavra “ouvidor”.

Mas foi com o advento da democratização do país e, por conseqüência, com a conscientização dos direitos do consumidor e do cidadão que a Ouvidoria se tornou popular e hoje integra grande parte das empresas.

A Ouvidoria é o seu canal de comunicação direta dos Cidadãos com a Prefeitura. Aqui os cidadãos poderão solicitar sua opinião, reclamação, sugestão, elogio, denúncia, crítica sobre a qualidade dos serviços públicos em nosso município e desse modo contribui com a fiscalização da aplicação dos nossos recursos.

Todas as manifestações sejam elas consultas, questionamentos técnicos ou comunicação de irregularidade devem ser feitas de forma objetiva e com clareza. 

Manifestações anônimas que contenham notório caráter calunioso, difamatório ou injurioso serão automaticamente arquivadas.

O atendimento ao público pode ser feito das seguintes formas:


Ouvidoria Municipal:
ADEMIR RODRIGUES DA SILVA


Disque Ouvidoria:

(65) 3301-1570

O cidadão pode fazer suas denúncias, criticas, reclamações, sugestões e elogios por telefone, falando com o (a) Ouvidor (a).


Correspondência:Prefeitura Municipal de CHAPADA DOS GUIMARÃES/OUVIDORIA

Rua: Tiradentes, nº. 166 - Centro

Cep: 78.195.000

CHAPADA DOS GUIMARÃES - MT


Ouvidoria Online:

O cidadão poderá solicitar seu pedido por meio de um formulário, podendo ser da forma IDENTIFICADA ou ANÔNIMA:

- Deseja se IDENTIFICAR ->  [clique aqui]

- Não deseja se IDENTIFICAR (Anônimo) ->  [clique aqui]


Link da Ouvidoria: www.chapadadosguimaraes.mt.gov.br/ouvidoria

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