Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães

Você está aqui:

Notícias (Secretaria de Educação)

Notícias (Secretaria de Educação)

Chapada dos Guimarães comemorou o dia 7 de setembro, com uma grande festa. Compuseram o dispositivo de honra, o prefeito em exercício Osmar Froner de Mello, a prefeita licenciada Thelma de Oliveira e a equipe de secretariado.

A Secretaria Municipal de Educação promoveu atividades cívicas e recreativas nas escolas rede municipal . No ato cívico para comemorar o dia da Independência, se apresentaram com marcha militar os alunos da Colégio Coronel Rafael de Siqueira e o Clube de Desbravadores Águias da América.

WhatsApp Image 2018 04 20 at 4.17.29 PMPolícia Militar institui ronda especial nas escolas e implanta o PROERD no município

Policiais Militares que atuam em Chapada dos Guimarães foram recebidos pela prefeita Thelma de Oliveira para apresentar a proposta didática do Proerd, programa que visa conscientizar as crianças sobre o combate às drogas e a violência. A disciplina fará parte da grade curricular nas séries iniciais de 1º,2º,3º,5º e 7º ano nas escolas municipais.

Além das aulas do PROERD, a Polícia Militar começou a fazer ronda em todas escolas da cidade. Os policiais também oferecem palestras a todas as escolas, com pautas relacionadas a segurança pública, drogas e violência.

Após a explanação do projeto para a prefeita, ficou acordado o encaminhamento para formalizar a parceria. A equipe da PM já está presente nas escolas. Participaram da reunião o 1º Tenente PM Nazário, e os soldados PM Aquino, Zancheta e Simão.

WhatsApp Image 2018 04 02 at 2.21.18 PMAs Escolas municipais de Chapada dos Guimarães foram mobilizadas para trabalhar nesta terça-feira (02.04), o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A campanha foi lançada na Escola Thermozina de Siqueira, que abraçou a causa promovendo um dia de atividades para os alunos e os pais de alunos. O 1º Teapoio contou com apresentações de música, teatro, vídeos, palestras e recreação . O objetivo é informar e conscientizar a sociedade para o problema.

O Autismo, também conhecido como Transtornos do Espectro Autista (TEA), é uma doença cuja cura não foi encontrada, mas pode ser tratada e minimizada consideravelmente. A doença provoca problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e comportamento social da criança. Estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo todo possuem algum tipo de autismo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Com relação ao Brasil, esse número passa para 2 milhões. Uma pesquisa atual realizada neste ano do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) diz que o autismo atinge ambos os sexos e todas as etnias, porém o número de incidências é maior entre o sexo masculino (cerca de 4,5 vezes).

Esse transtorno não possui cura e suas causas ainda são incertas, porém ele pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado para que, assim, o paciente possa se adequar ao convívio social e às atividades acadêmicas o melhor possível. Quanto antes o Autismo for diagnosticado melhor, pois o transtorno não atinge apenas a saúde do indivíduo, mas também de seus cuidadores que, em muitos casos, acabam se sentindo incapazes de encarar a situação.

No dia 2 de abril acontecem atividades na escola e no dia 7 de abril haverá a primeira passeata em apoio à conscientização sobre o autismo.

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promovem na próxima segunda-feira, dia 2 de abril, atividades como apresentação musical, palestras, vídeos e recreação com os alunos da Escola Thermozina de Siqueira. O objetivo é conscientizar os estudantes e a comunidade sobre o autismo, promovendo o Primeiro Teapoio – Dia Mundial de Conscientização do Autismo. As atividades acontecem nos períodos matutino e vespertino, a partir das 8 horas.

731723A geologia e a paisagem influenciaram profundamente a sociedade, a civilização e a diversidade cultural de nosso planeta, mas até poucos anos atrás não havia o reconhecimento internacional do patrimônio geológico de importância nacional ou regional e não havia especificamente uma convenção internacional sobre o patrimônio geológico. 

A iniciativa da Unesco de apoiar a criação de geoparques responde à forte demanda expressa por muitos países através de uma rede global no sentido de aumentar o valor do patrimônio da Terra, suas paisagens e formações geológicas, que também são testemunhas-chave da história da vida.

Geoparque (ou geopark, em inglês) é uma marca atribuída pela Rede Global de Geoparques, sob os auspícios da UNESCO a uma área onde sítios do patrimônio geológico representam parte de um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Um geoparque deve gerar atividade econômica, notadamente através do turismo, e envolve um número de geossítios ou sítios geológicos de importância científica, raridade ou beleza, incluindo formas de relevo e suas paisagens. Aspectos arqueológicos, ecológicos, históricos ou culturais podem representar importantes componentes de um geoparque. 
Geograficamente, um geoparque representa uma área suficientemente grande e limites bem definidos para servir ao desenvolvimento econômico local, no entanto um geoparque não é uma unidade de conservação, nem é uma nova categoria de área protegida. A ausência de um enquadramento legal de um geoparque é a razão do sucesso dessa iniciativa em nível mundial. 

Em suma, um geoparque, no conceito da Unesco, deve:

  • Preservar o patrimônio geológico para futuras gerações (geoconservação).
  • Educar e ensinar o grande público sobre temas geológicos e ambientais e prover meios de pesquisa para as geociências.
  • Assegurar o desenvolvimento sustentável através do geoturismo, reforçando a identificação da população com sua região, promovendo o respeito ao meio ambiente e estimulando a atividade socioeconômica com a criação de empreendimentos locais, pequenos negócios, indústrias de hospedagem e novos empregos.
  • Gerar novas fontes de renda para a população local e a atrair capital privado." Fonte: cprm.gov.br

A proposta do Geoparque de Chapada dos Guimarães engloba todo território do município e visa relacionar os diversos aspectos inerentes a geologia, paleontologia, história, arqueologia, biodiversidade e cultura regional, para desta forma, fortalecer os roteiros turísticos já existentes, além de criar novas rotas e produtos.

Durante o ano de 2017 a Câmara Setorial Temática (CST), criada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, debateu a proposta de Criação do Geoparque de Chapada dos Guimarães. O Workshop é um dos resultados produzidos pelas instituições que compõem a CST e busca através da programação desenvolvida, possibilitar que todas as comunidades do município possam debater e contribuir para esta importante iniciativa.

Outra ação será a promoção do concurso GEOPARQUE EM DESENHO entre todos os estudantes da rede pública e privada e de todas as séries em Chapada dos Guimarães.

Regras 
1. Cada escola participante definirá 3 professores para compor a comissão de seleção local. 
2. As escolas participantes devem enviar um e-mail até dia 02 de abril informando a comissão local (E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). 
3. Os professores membros da comissão de seleção local irão escolher dois desenhos para representar a escola. 
4. Os desenhos selecionados por cada escola devem ser entregues na Secretaria Municipal de Turismo no dia 09/04 até às 10:00 horas.

Os desenhos selecionados pelas escolas participantes ficarão expostos durante os dois dias de evento.

Da eleição do melhor desenho

Cada participante inscrito no workshop receberá uma cédula de votação para eleição do melhor desenho. 
Os vencedores do concurso serão anunciados na cerimônia de encerramento. 

Premiação 
Os dois melhores desenhos de cada escola participante receberão um brinde especial. 
O segundo desenho mais votado receberá um Day use para três pessoas na Pousada Penhasco (sem almoço). 
O desenho vencedor receberá uma bicicleta e um dia Vila do Chocolate para três pessoas.

Apoio 
Grupo Villa Guimarães, Pousada Penhasco, Vila do Chocolate, Café Le Blue, Restaurante Trapiche, Pousada Casa da Quineira, Mirante Alto do Céu e Eco Turismo Cultural.

 

Fonte: Chapada dos Guimaraes

Página 1 de 13

Prefeitura de Chapada dos Guimarães