Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães

Você está aqui:

Notícias (Secretaria de Educação)

Notícias (Secretaria de Educação)

WhatsApp Image 2020 01 13 at 14.39.33Iniciaram, nesta segunda-feira (13), as matrículas para os alunos na rede municipal de ensino de Chapada dos Guimarães, os atendimentos são das 12h00 às 18hs00. Para efetuar a matrícula, os pais ou responsáveis devem se dirigir à escola mais próxima de sua residência para realizar o preenchimento da Ficha de Matrícula e apresentar os seguintes documentos:  Fotocópia da Certidão de Nascimento; Fotocópia do Cartão de Vacinação devidamente atualizado (Ensino Infantil – creche e pré-escola); Declaração de Conclusão (para aluno transferido); Cartão de Benefício (para aluno de Programas Sociais do Governo - Bolsa Família); Documento que comprova a conclusão de estudos do ano/série (declaração de cursou); Laudo médico da criança com deficiência; Fotocópia  do cartão do SUS.

WhatsApp Image 2019 11 06 at 11.42.57 1Chapada dos Guimarães participou da Olimpíada de Língua Portuguesa, concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas, concorreu por meio das Escolas Municipais, e a vencedora foi a Escola Municipal Professora Maria Luiza de Araújo Gomes, com o Poema da aluna Maria Ângela Dias Santos, 11 anos, do 5° ano, aluna da professora Antonielle Martins, ela concorreu na categoria POEMA, com o tema: “O lugar onde vivo”, ela escreveu com leveza e brincadeira as palavras para a construção de seu poema de como é viver em Chapada dos Guimarães desde o ventre de sua mãe.
Nasce mais uma poetisa em nossa cidade, leia o poema que levou Maria Ângela a conquistar o 3º lugar nessas Olimpíadas, e prepará-la para conquistar as próximas etapas.

POEMA de Maria Ângela Dias Santos

Dá licença! Esse lugar já é meu.

Pensei muito do que iria falar,
Pois são tantas coisas pra mostrar.
Coisas que são tão boas,
Coisas que não são tão boas assim.

Então decidi contar,
Como vim aqui parar.
Também serei bem sincera
Nunca morei em outro lugar.

Meus pais sempre me disseram
Que procuravam uma vida melhor,
Desde que me trazia no ventre
E queria que eu fosse feliz pra sempre.

Minha cidade é pequena
Mas cheia de vida
Cheia de belezas e pássaros também,
Sem contar os pontos turísticos
Que só de olhar te faz bem.
Quando nasci minha avó e bisavó
Morando aqui já estavam,
E a cidade, de “minha” chamavam.

Aqui tem o Parque Nacional
Que é tudo natural.
E ainda tem o Mirante
Que é exuberante
E de lá vê Cuiabá que é nossa capital.

Nas ruas simples e sem asfalto
Brinquei e ainda brinco com a meninada.
Jogo taco e queimada,
Brinco de pega-pega na calçada.

Essa cidade que era simples e, eu brincava
Onde é que se escondeu?
Devagarzinho, devagarzinho o asfalto apareceu.
E começou a crescer,
Como uma criança que acaba de nascer.

Então cresça que estou aqui
Para aplaudir.
E não só eu, mas todos que moram aqui.
Não podemos impedir i progresso chegar,
Mas podemos as belezas desta cidade cultivar.

Meu poema irei encerrar,
Dizendo que agora, com as palavras estava a brincar.
Falando de Chapada dos Guimarães,
Onde fica o meu lar,
Será sempre o meu lugar!

Esta é uma iniciativa do Ministério da Educação - MEC e do Itaú Social

SUCESSO TOTAL

Na noite desta Sexta-feira (12), foi realizada a primeira edição do Arraiá Serra Acima, pela Prefeitura de Chapada dos Guimarães. O evento foi um sucesso, com a presença de mais de 500 pessoas na praça do Festival e com participação de 9 escolas municipais e estaduais.

A festa julina organizada de forma integrada pelas secretarias de Educação, Turismo, Cultura e Meio Ambiente, contou com 10 barracas de comidas típicas, artesanatos, brinquedos para as crianças, além da apresentação de quadrilha das escolas participantes.

A prefeita Thelma de Oliveira ressaltou a importância de preservar a cultura e fomentar a dança e arte entre crianças e adolescentes.

“A comunidade chapadense é bastante religiosa, que gosta de preservar suas raízes, então é uma festa que incentiva as crianças, adolescentes e adultos a se desenvolverem por meio da dança, arte, enfim a junção de tudo isso é uma festa linda para toda a família”, comentou a prefeita.

O secretário de Educação, Eldo Fernandes da Mata, disse que o sucesso do evento se deve ao trabalho em conjunto entre escolas e secretarias do município.

“Esta festa bonita se deve a colaboração de toda comunidade, corpo de professores, 16 escolas e as secretarias então é um evento integrado por isso este resultado incrível”, afirmou o secretário.

A ideia é que a festa se torne tradição e permaneça no calendário oficial do município.

“Um evento tão lindo como este, em que reuniu todas as escolas da cidade, para resgatar nossa cultura e oportunizar este momento de alegria, celebração entre as famílias, acho que deve realmente permanecer no nosso calendário”, falou a prefeita.

A festança começou por volta de 18h e seguiu até a madrugada, ao som de uma dupla sertaneja que agitou o evento.

Fonte/Fotos: Camila Paulino - Assessoria de Imprensa

Fotos do dia:

 

WhatsApp Image 2019 01 17 at 17.55.08 1A Prefeitura de Chapada dos Guimarães empossou na tarde de sexta-feira, 17.01, seis profissionais que foram eleitos ou indicados para a função de  diretores escolar da rede municipal de Chapada para o biênio 2019/20.

Maria Lúcia F. de F. Siplaki, Luzia Luiza P. Correa, Gonçalo de A. Junior, Nelson L. de Melo, Eliane R. Ribeiro e Raquel Barroso N. Leite, conduzirão as escolas Professora Abinel de Freitas Pereira, Prof. Jacondino Bezerra, Prof. Elba Xavier Ferreira, Santa Helena, Prof. Maria Luíza de Araújo Gomes e o Centro Municipal de Educação Intantil, respectivamente.

Ao tomarem posse, os novos diretores e diretoras se comprometem com os cidadãos chapadenses em zelar pela educação pedagógica, cuidar da infraestrutura escolar e desenvolver sua administração.

Os novos gestores contam com a confiança da Prefeitura de Chapada dos Guimarães e da Secretaria de Educação Municipal no desempenhar das suas funções.

WhatsApp Image 2018 11 23 at 04.24.45Trata-se de um projeto Inovador, uma parceria do MEC e da UFMT com os Municípios. O projeto é voltado aos educadores do Campo, entre os meses de fevereiro à novembro de 2018!! A formação teve como objetivo consolidar os saberes e valores do campo,voltados à um aprendizado enfático à alfabetização e letramento dos anos iniciais do ensino fundamental, das escolas municipais de Chapada dos Guimarães. Houve a participação de 12 professores do campo no decorrer da formação,tendo o Professor Heliomar Siqueira Sales como tutor e a mediação dos professores da UFMT e da SEDUC, além do acompanhante e suporte da Secretaria Municipal de Educação. O curso consolidou uma etapa de pesquisa e desenvolvimento profissional aos docentes envolvidos.


Fonte: Secretaria Municipal de Educação

Página 1 de 15

Prefeitura de Chapada dos Guimarães