GWS Logomarca Prefeitura de Chapada 21x24

Segunda, 22 Fevereiro 2021 16:03

Prefeitura inaugura unidade especializada em reabilitação fisioterapêutica

50968835798 8de16549a0 kA Prefeitura de Chapada dos Guimarães inaugurou nesta segunda-feira (22) a Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR) Frei Osvaldo. Um espaço que tem o objetivo de oferecer atendimento humanizado a todos os pacientes que necessitam de atendimento com profissionais especializados em fisioterapia.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Rosa Blanco, a unidade de reabilitação fisioterapêutica é de extrema importância, principalmente, para pacientes que sofreram acidentes, com problemas neurológicos, e também para as pessoas que estão com sequelas após a contaminação com o novo Coronavírus.

A UDR foi instalada na antiga sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que agora foi incorporada ao prédio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O local foi reformado, e adaptado com melhores condições de mobilidade.

Rosa explica que existe uma grande demanda reprimida de pessoas que precisam deste atendimento. “São cerca de 80 pacientes, que aguardam há muito tempo pelo início do tratamento fisioterapêutico. É uma demanda grande, pois não havia espaço suficiente para atendê-los. A fisioterapia funcionava dentro de uma sala da UPA, há mais de seis meses. Hoje três fisioterapeutas vão começar a atender essa demanda e também aos novos pacientes, num espaço amplo, e com melhores condições”, disse Rosa.

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner, destacou durante a inauguração da unidade, que sua gestão tem o compromisso de cuidar dos prédios públicos e oferecer aos cidadãos melhores condições de atendimento. Segundo ele, o local ainda receberá outras melhorias, visando o bem estar dos profissionais e pacientes.

“Com a fisioterapia não é diferente, passou muitos anos em um espaço inapropriado, e agora viemos para um local que nos oferece a condição de ficar definitivamente. Já autorizei os profissionais a indicarem os equipamentos necessários, e nós vamos adquirir. O município tem uma população idosa elevada, temos muitos acidentes, e outras intercorrências, por isso a importância desta unidade e dos profissionais. Mesmo que simples, vamos fazer sempre o que nossa população precisa”, discursou Osmar.

O horário de atendimento da UDR é de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h, e 13h às 17h, e está localizado na  antiga sede do Samu, na Avenida Principal do Olho d'água, S/N - São Sebastião, em frente ao Estádio Apolônio Bouret Mello.