GWS Logomarca Prefeitura de Chapada 21x24

Quarta, 17 Fevereiro 2021 15:18

Prefeitura intensifica ações de combate contra o mosquito da dengue

LENIA FREITAS - ASCOM/CG

A Prefeitura de Chapada dos Guimarães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou as ações no combate ao mosquito Aedes Aegypti , transmissor da dengue. O trabalho é uma forma de prevenir e conter o aumento de casos da doença neste período chuvoso, quando é mais propício a proliferação do mosquito.

A equipe de Vigilância Ambiental/Endemias, em parceria com os  Agentes Comunitários de Saúde, estão realizando uma força tarefa nos bairros com maior incidência. Nas vistorias, os proprietários do imóveis recebem orientação, e em casos onde são encontrados criadouros do mosquito transmissor, são notificados para realizar a limpeza do local, sob pena de serem responsabilizados civil e criminalmente.

De acordo com a Vigilância Ambiental/Endemias, outra equipe também está atuando de forma pontual, borrifando inseticida em locais de maiores riscos de proliferação do mosquito.

Conforme a coordenadora da Vigilância, Luciana Shimabukuro, o município tem registrado muitos casos da doença, e com as visitações tem sido informada de casos que nem foram notificados. Por isso, a importância da intensificação das ações, para o conter e eliminar os criadouros.

Em parceria com Secretaria Municipal de Obras, será realizada a limpeza de terrenos baldios, onde existam focos e criadouros, não eximindo o proprietário do imóvel sobre suas responsabilidades.

Marcelo Amaro, superintendente da Vigilância em Saúde,destaca a importância da participação dos moradores no combate ao mosquito, realizando a verificação das dependências do seu imovel, eliminando água parada, lavando e limpando as caixas d'água e verificando as calhas e objetos como vasos, garrafas vazias e pneus.

(Veja mais fotos)