Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães

Você está aqui:

Notícias (Secretaria de Saúde)

Notícias (Secretaria de Saúde)

WhatsApp Image 2018 11 07 at 13.48.06Na última terça-feira (06/11), a equipe coordenada pelo médico perito Mauro Hudson Monteiro,  responsável por retomar as perícias médicas no município, assumiu atendendo 29 servidores públicos no primeiro dia de atendimento. O serviço é direcionado aos servidores públicos, que até então não passavam por perícia para obter licença médica.

WhatsApp Image 2018 11 06 at 16.41.46A Secretaria Municipal de Saúde de Chapada dos Guimarães começou a campanha Novembro Azul por Cachoeira Rica, onde aconteceu o evento para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção. Foram realizadas palestras sobre álcool, drogas e medidas preventivas para evitar o câncer de próstata.

WhatsApp Image 2018 10 29 at 17.28.28A prefeitura de Chapada dos Guimarães aderiu a campanha Outubro Rosa, através de uma ampla mobilização, envolvendo ações educativas e de atendimentos preventivos na área da saúde. Durante todo o mês de outubro, a administração pública municipal esteve envolvida e engajada na campanha.


A equipe da Secretaria Municipal de Saúde organizou eventos em todos os postos e unidades de saúde da família da cidade e do interior.


Os eventos sobre o Outubro Rosa em Chapada ofereceram aferição de pressão, teste de glicemia, testes rápidos de HIV, sífilis , hepatite B e C.


As palestras sobre prevenção contra o câncer de mama, hipertensão, colesterol, diabetes, saúde bucal e sobre alimentação saudável foram apresentadas por médicos (a) e enfermeiras. Já as palestras sobre drogas e álcool foram proferidas pelos integrantes do PROERD, programa desenvolvido pela Polícia Militar , em parceria com a prefeitura, nas escolas e eventos do município.


A equipe do Programa Qualidade de Vida, ligado a Secretaria Municipal de Administração e destinado ao bem estar do servidor público, durante todo mês fez campanha educativa e de sensibilização, para conscientizar as mulheres sobre a importância dos exames de prevenção contra o câncer de mama e outras doenças. A recepção da Prefeitura foi decorada com os trabalhos dos alunos das escolas municipais para reunir as servidoras no lançamento da campanha Outubro Rosa, que atendeu mais de mil mulheres durante todo mês de outubro, envolvendo as servidoras da prefeitura e ações para o público feminino nos postos de saúde Santa Cruz, Centro, Olho D'água, Centro de Especialidades Médicas , Água Fria, Praia Rica, João Carro e Jangada Roncador.

WhatsApp Image 2018 06 19 at 16.39.30Em razão de denúncias veiculadas na mídia social sobre uma compra de materiais feita pela Secretaria Municipal da Saúde, questionando quantidades e levantando suspeita de que o material não existia, na semana passada a prefeitura encaminhou um convite a todos os vereadores para visitarem e conferirem o estoque.

Na segunda-feira (18/06), a secretária de Saúde recebeu a visita dos representantes da Mesa Diretora, o presidente da Câmara, vereador Bozó, junto com os vereadores Carlinhos e Mariano. Em outro horário, também visitaram o local os vereadores Joair Siqueira e Thomas Jeferson.

Segundo o presidente da Câmara, não houve condições de conferir a nota item por item, mas comprovaram que todo o material está estocado, principalmente os mais polêmicos como garfos, pratos e copos. “Constatamos que realmente tudo que foi comprado está nas dependências da Secretaria de Saúde ou foi destinado para atender outras unidades”, disse o presidente da Câmara, acrescentando que a visita também esclareceu sobre alguns materiais que aparentemente não seriam necessários como pastas de dentes infantil, fraldas geriátricas e xampu infantil.

A secretária de Saúde explicou na ocasião que, as fraldas geriátricas são prescritas pelo médico e paciente com necessidade tem direito, o xampu e a pasta de dentes infantil é para atender os programas “Saúde na Escola” e “Brasil sorridente”.

Fonte: Cacá Barros - Secretaria de Governo

Fotos do dia:

WhatsApp Image 2018 06 18 at 15.08.41A Prefeitura de Chapada dos Guimarães inaugurou, no último sábado (dia 16/06/18) uma Unidade Básica de Saúde, em Praia Rica, e um Sistema de Tratamento e Distribuição de Água em Paraíso do Manso. As duas obras vão beneficiar mais de 5 mil pessoas na área rural do município.

Na Praia Rica a Unidade Básica de Saúde, denominada atualmente como Estratégia Saúde da Família, vai atender 15 comunidades da região, beneficiando cerca de 4 mil pessoas, com atendimento médico, odontológico, acompanhamento de pré-natal, vacinas, medicamentos, etc. A UBS levará o nome do vereador Nilo Ivo, uma homenagem póstuma indicada pelo vereador Joair Siqueira pelos relevantes serviços prestados na região.

O prédio desta UBS foi inaugurado no final do ano de 2016, mas nunca foi aberto para atender a comunidade por estar inacabado, sem nenhum móvel ou equipamento. O mesmo aconteceu com o prédio da UBS Jangada Roncador, inaugurado em fevereiro de 2018, e o da UPA, a ser inaugurado no primeiro semestre deste ano. A UBS Praia Rica foi equipada com recursos de emenda do deputado Ezequiel Fonseca e do senador Blairo Maggi.

No Paraíso do Manso foi inaugurado o Sistema de Tratamento de Água, com a implantação de rede de distribuição. A obra foi executada em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Cidades. Foram colocados cavaletes com hidrômetros em 186 residências, beneficiando com água tratada aproximadamente mil pessoas. O Paraíso do Manso era abastecido diretamente do poço artesiano, sem água tratada.

Fonte: Cacá Barros - Secretaria de Governo

Página 1 de 17

Prefeitura de Chapada dos Guimarães