Sexta, 20 Dezembro 2019 10:26

Prefeitura de Chapada dos Guimarães vai pedir revisão ao TCE do parecer contrário a aprovação de suas contas do exercício de 2018

WhatsApp Image 2019 12 20 at 10.51.01Em atenção ao parecer prévio contrário a aprovação das contas do exercício de 2018 emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso em 18 de dezembro de 2019, a Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães/MT vem a público informar que:

- A extrapolação do limite de gasto com pessoal decorreu da mudança do entendimento do Tribunal de Contas ocorrido em meados do ano de 2018 em relação ao computo das despesas com terceirizados para fins de apuração do limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. Até então a Prefeitura não havia ultrapassado o limite prudencial das despesas com pessoal.
Inúmeras Prefeituras tiveram suas contas reprovadas pelo mesmo motivo;

- Em relação aos débitos previdenciários, todos os repasses para a previdência dos servidores municipais eram baseados nas informações contidas na folha de pagamento, na qual eram feitos os abatimentos dos servidores de licença médica superior a 60 (sessenta) dias, ou seja, o servidor de licença médica recebia pela Prefeitura, e o valor da sua remuneração era abatido dos repasses para a previdência, no entanto, esses abatimentos não foram levados em consideração pela PREVSERV gerando o débito apontado pelo Tribunal de Contas.
Já foi solicitado uma auditoria nos débitos da previdência e eventuais valores devidos serão regularizados até o final do exercício de 2019.

- O maior repasse feito à Câmara Municipal deve ter decorrido de um erro de cálculo por parte da contabilidade da Prefeitura Municipal, porém, mesmo tendo havido eventual repasse a mais, tal ato não gerou qualquer prejuízo para a administração pública ou ao próprio Poder Legislativo.

- A Assessoria Jurídica da Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães/MT junto ao Tribunal de Contas já está adotando as medidas cabíveis para buscar a revisão do parecer contrário a aprovação das contas.