Segunda, 01 Julho 2019 07:55

Psicólogas do IFMT conhecem ações da Qualidade de Vida

WhatsApp Image 2019 07 01 at 08.41.30As psicólogas Henriett Montanha, Isabela Pimentel e a estagiária de Psicologia Elymara C. Alves, que trabalham no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), vieram à Chapada dos Guimarães conhecer as ações desenvolvidas pelo setor de Qualidade de Vida da Secretaria de Administração da prefeitura.

A servidora Márcia Guedes, responsável pela idealização e promoção das ações de Qualidade de Vida na prefeitura de Chapada, recebeu as colegas de profissão. “Foi um prazer te-las aqui e poder mostrar um pouco do nosso trabalho”, disse Márcia, que também é psicóloga de formação.

A Qualidade de Vida do Trabalho (QVT) é essencial no contexto organizacional de uma empresa, seja ela pública ou privada, pois é por meio dela que se torna possível ter o comprometimento dos colaboradores para a execução das tarefas e, consequentemente, atingir os objetivos desejados pela organização.

“A QVT pode ajudar no desenvolvimento de condições que motivem os trabalhadores, criando um ambiente adequado para a execução das tarefas, facilitando o desenvolvimento pessoal e promovendo a interação entre as partes. Um programa adequado de QVT, em sintonia com procedimentos de ergonomia visando adaptar o trabalho ao ser humano, promoverá uma organização mais humanizada, gerando resultados positivos para os envolvidos”, destaca Márcia Guedes.

Adotar medidas como flexibilização de horários, permitindo que os funcionários tenham mais tempo livre; oferecer momentos de lazer, ginástica laboral, plano de saúde e outras ações neste sentido fazem com que a produção e a dedicação sejam cada vez maiores e melhores.