Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães

Você está aqui:

Segunda, 01 Julho 2019 07:43

Saúde, cultura e cidadania marcam Assembleia Social na Chapada

assembleia socialA população de Chapada dos Guimarães recebeu, na tarde de sexta-feira (28), o programa Assembleia Social, promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em parceria com o gabinete do deputado Carlos Avallone (PSDB). A ação visa levar aos municípios do interior do estado e aos bairros periféricos de Cuiabá e região os serviços oferecidos pelo braço social da ALMT, por outras unidades da Casa de Leis e por parceiros, em um dia de cidadania, cultura, educação e valorização humana.

O local escolhido para receber o evento foi a escola Maria Luiza de Araújo Gomes, e os cidadãos que presenciaram o evento puderam conferir apresentações artísticas como exibição de filmes e contação de história, além de serem beneficiados com serviços oferecidos no Espaço Saúde, como aferição de pressão.

“O programa conta ainda com ações na área da assistência social e atendimento psicológico, espaço beleza, onde oferecemos cuidado com os cabelos, com as unhas e com a pele, além de oficinas de automaquiagem e recreação infantil”, explicou a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.

Carlos Avallone destacou a importância da mobilização do braço social da Assembleia em benefício das comunidades carentes. "Esse projeto é pensado para as pessoas mais carentes, para contemplar as necessidades da população de baixa renda, segmento que mais precisa do apoio dos órgãos públicos", disse o parlamentar.

Na escola, cidadãos chapadenses puderam fazer o Registro Geral (RG) através da equipe do Espaço Cidadania da ALMT. A Defensoria Pública e o Procon forneceram orientações jurídicas para resguardar direitos. O Espaço Saúde ofereceu serviços de medição de pressão e glicemia, terapias integrativas e orientação com psicólogos.

assembleia social2O Espaço Beleza ofereceu serviços de corte de cabelo e embelezamento. “Eu fiquei sabendo em cima da hora, e vim porque precisava cortar o cabelo e fazer uma consulta médica, e me disseram que aqui iriam oferecer estes serviços gratuitamente;, estou muito feliz e parabenizo a prefeitura e a Assembleia por essa parceria, porque se tivesse que pagar eu não conseguiria arcar com tudo isso”, disse Sabrina Dantini da Silva, 47 anos.

Serviços

Foram oferecidos cuidados em beleza (tratamento capilar e cortes de cabelo, design de sobrancelhas, manicure), em saúde integral (massagens, medição de pressão, orientações em saúde, terapias integrativas, constelação familiar), oficinas (automaquiagem e customização de roupas), atendimentos com psicóloga e assistente social, apresentações artísticas e exibição de filme, debate sobre os danos das drogas e a maior procura: Espaço Cidadania, com emissão do Registro Geral (RG), Defensoria Pública e Procon.

“Este evento só é possível graças aos nossos parceiros e a dedicação de todos os trabalhadores – nossa equipe, nossos colegas e voluntários. E, independentemente dos desafios, seguimos focando em quem precisa e merece: a população que, muitas vezes, não tem acesso a esses serviços. Bom mesmo é ver os rostinhos de satisfação de quem sai daqui com o RG, documento fundamental para a dignidade, e ainda se sentindo mais bonita. É a nossa recompensa!”, se emociona a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.

*Com informações da Secretaria de Comunicação da ALMT

Prefeitura de Chapada dos Guimarães