Quarta, 12 Junho 2019 09:01

Promotores apresentam projeto “Água para o Futuro” para prefeitura de Chapada

Prêmio CNMP 2019A prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira, participou de reunião com os promotores de Justiça Dr. Gerson N. Barbosa, da 17ª Promotoria de Justiça e Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, e a Dra. Anizia Tojal Serra Dantas, da 1ª Promotoria Cível da Comarca de Chapada dos Guimarães, para tratar da formalização de Termo de Cooperação Técnica entre o projeto ‘Água do Futuro’, prefeitura municipal e a promotoria do município.

Aplicativo

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP/MT) celebraram em 2018 acordo de cooperação técnica que visa a disponibilizar o aplicativo “Água para o Futuro” para os ramos e unidades do Ministério Público brasileiro.

O aplicativo “Água para o Futuro”, desenvolvido pelo MP/MT, tem a finalidade de mapear e de identificar irregularidades ambientais em nascentes de água. A atuação em defesa do meio ambiente enfrenta diversos obstáculos e dificuldades, mas ações como essas mostram que muitos resultados positivos já foram alcançados. Com o uso da tecnologia é possível fiscalizar de forma diferente e mais eficiente.

Por meio do acordo, pretende-se alcançar a promoção e a ampliação do uso do aplicativo, visando ao desenvolvimento de ações conjuntas e de apoio mútuo às atividades relativas ao mapeamento e à identificação de irregularidades ambientais em nascentes. Também haverá a disponibilização da plataforma “Água para o Futuro” aos interessados, de forma a potencializar as ações de preservação das nascentes de água, respeitadas a unidade, indivisibilidade, independência e autonomia institucionais de cada ramo do Ministério Público brasileiro.

O Prêmio CNMP

O Prêmio CNMP foi instituído pela Resolução CNMP nº 94/2013. De acordo com a norma, o objetivo é premiar os programas e projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização e alinhamento do Planejamento Estratégico Nacional.

Serão contemplados os melhores trabalhos produzidos por membros e servidores de todo o Ministério Público brasileiro em cada uma das seguintes categorias: Defesa dos Direitos Fundamentais; Transformação Social; Indução de Políticas Públicas; Redução de Criminalidade; Redução de Corrupção; Unidade e Eficiência da Atuação Institucional e Operacional; Comunicação e Relacionamento; Profissionalização de Gestão; Tecnologia da Informação.

Dúvidas podem ser sanadas junto à CPE/CNMP pelo telefone (61) 3366-9275 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..