Quarta, 12 Junho 2019 07:59

Chapada participa de evento da Justiça que busca participação cidadã

chapada tj mtA prefeita de Chapada dos Guimarães, Thelma de Oliveira, participou dos debates da 2ª Audiência Pública para elaboração do Plano Plurianual e Planejamento Estratégico do Poder Judiciário (2021-2026), realizado pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), nesta terça (11). O evento visa a aproximação da população, a transparência e a participação popular.

“É de suma importância que nós, gestores públicos, nos façamos presentes em eventos com oeste, que buscam a aproximação com o público, para mostrar os trabalhos realizados em prol da população”, destacou Thelma de Oliveira. O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, disse que “a audiência debate temas essenciais para a oferta de um serviço acessível, célere e eficiente aos cidadãos”.

Conforme destacou o presidente do TJMT, é preciso saber as necessidades da população e a audiência pública é o local adequado para promover o debate de ideias com os vários setores da sociedade. “Essa é a primeira audiência pública aqui em Várzea Grande e o Judiciário em Movimento pretende ir àqueles locais mais longínquos do Estado”.

Os encaminhamentos feitos durante o evento subsidiarão a elaboração do Plano Plurianual 2020-2023 (PPA) e do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário 2021-2026. O evento atenderá as demandas do Polo Judicial I, que engloba as comarcas de Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Poconé, Santo Antônio do Leverger, Várzea Grande e Nova Brasilândia. Até o dia 30 de junho de 2020 outros municípios polos do Estado serão atendidos. A primeira ação ocorreu em Rondonópolis, em abril deste ano.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT), Leonardo Campos, enalteceu a atual gestão, que está aproximando o Judiciário da população. “Esse é um momento de extrema importância. Devemos ressaltar essa nova direção do Poder Judiciário, que está em movimento”, ponderou.

E já inaugurando as demandas da audiência pública, o prefeito de Santo Antônio do Leverger, Valdir Castro Pereira Filho, pediu ao Judiciário atenção aos cidadãos do Vale do Rio Cuiabá. “Olhe para nossos municípios. Precisamos levantar a bandeira do Vale do Rio Cuiabá, manter as comarcas abertas. Tenho que parabenizar o Tribunal de Justiça por essa oportunidade, nesse evento, e dizer que agradecemos esse olhar atento aos nossos municípios”, disse.

A audiência é uma grande oportunidade de dar voz aos cidadãos e foi isso que aconteceu com as demandas da tabeliã Eveline Lucas de Rezende, que trabalha no Cartório de Nossa Senhora do Livramento. “O mais importante dessa audiência é a possibilidade de sermos ouvidos, ter voz para podermos solicitar, reclamar e sugerir melhorias. Oportunidades como essa são ímpares”, reiterou.

Audiência Pública

A audiência pública discute cinco eixos norteadores: acesso ao sistema judiciário; eficiência operacional; gestão de pessoas; infraestrutura e tecnologia e adoção.

Também compuseram a mesa de autoridades o desembargador Guiomar Teodoro Borges, o juiz-diretor do Foro de Várzea Grande, Eduardo Calmon de Almeida Cezar e o prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Silmar de Souza.

Com informações da Coordenadoria de Comunicação do TJMT