Sexta, 07 Junho 2019 09:22

Prefeitura sinaliza vias para informar cidadãos sobre mudanças

Chapada dos Guimarães, município turístico conhecido por seus paraísos ecológicos, recebeu nos primeiros seis meses de 2018, segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), quase 80 mil pessoas. Esse fluxo de turistas provoca mudanças na rotina da cidade, sejam elas temporárias ou permanentes.

A mais recente é a mudança de sentido do tráfego das vias ‘vereador José de Souza Neves’ e ‘doutor Penn Gomes’, que se tornam vias de mão única, atendendo um Termo de Ajustamento Conduta (TAC) assinado com o Ministério Público em 2014.

Placas, faixas e carros de som tem informado a população sobre a mudança, que entrou em vigor no último sábado (1º de julho), e desde então a Polícia Militar (PM) tem realizado blitzes educativas para informar os cidadãos do município e os turistas que visitam Chapada sobre as mudanças.

A rua doutor Penn Gomes segue em sentido único, da sede da secretaria de Turismo até o hospital São Antônio. “Essa rua passa ao lado da prefeitura, em frente à Praça do Festival, na lateral da piscina pública, e é muito utilizada não só pelos moradores de Chapada, mas por turistas, principalmente pelos cuiabanos que aqui tem casa de veraneio ou vem visitar a cidade nos finais de semana”, diz a secretária de Planejamento, Cláudia Maria Borges.

Na rua vereador José de Souza Neves – que passa em frente ao cemitério antigo -, os motoristas devem seguir em sentido único até o bar Santos, localizada na Praça Dom Wunibaldo.

Melhorias

As mudanças objetivam melhorar a mobilidade no centro da cidade e nos bairros. A obra prevê sentido único de tráfego, novas interligações e implementação de sinalização vertical e horizontal, que vai aumentar a fluidez do tráfego, principalmente nos finais de semana, quando a cidade recebe muitos turistas da baixada cuiabana.

Lama asfáltica

A Secretaria de Obras informa que será realizada a recuperação das ruas com recapeamento. A prefeitura vai preparar o local da aplicação da lama asfáltica, fazendo a limpeza e tapando os buracos para depois receber a camada do produto impermeabilizador.

Isso vai permitir uma duração maior sem infiltração de água na base da pavimentação asfáltica, proporcionando melhor trafegabilidade aos veículos e pedestres, além de favorecer na estética urbanística das ruas.