Terça, 14 Maio 2019 16:36

SAAE vai iniciar a instalação de hidrômetros em Chapada dos Guimarães

SAAE hidrometroO serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vai iniciar a implementação de hidrômetros em todo o sistema, com objetivo de melhorar a eficácia do abastecimento de água, reduzir perdas, normalizar a capacidade de produção, além de minimizar riscos de interrupções no abastecimento, durante os períodos de seca.

A ação é resultado de uma ação civil pública proposta pelo Ministério Público (MP/MT), que determinou, num prazo de 90 dias, a contar do início do mês de junho, a regularização de todas as unidades consumidoras de serviço de água, promovendo a instalação de hidrômetros em todas as 1.092 mil unidades sem o referido equipamento de aferição.

A ação determina ainda que o pagamento da instalação do hidrômetro seja feita pelos usuários, conforme disposto no Decreto Municipal n° 7/2019. As unidades consumidoras cujos hidrômetros estejam sem funcionamento devem ter o aparelho substituído de forma gratuita.

A decisão do MP informa ainda que caso o SAAE não cumpra a determinação, ocorrerá incidência de multa diária no valor de R$ 5 mil reais.

Consumo consciente

Desafio de qualquer gestão eficiente e que tem compromisso com a população, é o convencimento do cidadão da necessidade de se controlar o consumo de um recurso natural finito, algo que não foi feito pelas administrações anteriores. A participação popular sobre o controle do consumo da água é essencial, pois sinaliza para o usuário o real custo da água de forma responsável.