Quarta, 08 Maio 2019 16:20

Centro de Referência desenvolve atividades culturais com grupo de pessoas idosas

WhatsApp Image 2019 05 08 at 15.30.31 2O Centro de Referência da Assistência Social de Chapada dos Guimarães realizou uma série de atividades com as pessoas idosas atendidas pela secretaria de Assistência Social do município. Dança e produção de artesanato estavam entre as ações promovidas como meio de inserção destes cidadãos.

“A temática acerca do envelhecimento objetiva suscitar o debate e a reflexão sobre o papel e o lugar da pessoa idosa na sociedade e suas possibilidades de contribuição. A concepção da velhice como uma das fases do desenvolvimento humano, com suas perdas e ganhos, constitui-se como a base para o debate e reflexão do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas idosas”, diz a secretária de Assistência Social, Roseli Belfort Mattos.

“Tendo em vista o processo de envelhecimento, compreender o funcionamento do trabalho social em grupos é fundamental para os profissionais que atuam nesta área”, destaca uma das assistentes que atuam no Cras.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para pessoas idosas deve levar em consideração que a valorização das experiências vividas constituem formas privilegiadas de expressão, interação e proteção social, e que a vivência em grupo, proporciona experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, que estimulam e potencializam a capacidade de escolher e decidir.

Os grupos do SCFV para pessoas idosas e suas atividades podem ser realizadas em dias úteis, feriados ou finais de semana, em horários programados, e de acordo com a demanda existente no município.