Quarta, 08 Maio 2019 15:47

Balsas Rio Quilombo e Água Branca estão funcionando normalmente

balsa joao carroA Secretaria de Obras de Chapada dos Guimarães conta com duas balsas para atender várias comunidades rurais do município. A balsa do Rio Quilombo (48 Km de Chapada) serve principalmente a comunidade de João Carro, uma das maiores da Chapada, e está em pleno funcionamento. A balsa do rio Água Branca (60Km de Chapada) que atende a comunidade de Água Branca também está funcionando normalmente.

O secretário de Obras, Adenondes Ferreira, informa às comunidades assentadas no entorno do lago da Hidrelétrica de Manso que as balsas, instaladas para facilitar o acesso dos moradores às estradas que ligam à Chapada dos Guimarães, não apresentam nenhum problema.

“Estive na tarde desta quarta (08) fiscalizando o funcionamento de uma delas, e não há nada de errado; os horários estão sendo cumpridos e estamos trabalhando normalmente”, destacou o Adenondes Ferreira.

Após a terceirização do serviço das balsas, a atual gestão tem economizado com a manutenção, e o trabalho executado pela empresa tem se mostrado satisfatório. A balsa começa a fazer seu trajeto às 7h e vai até as 18h, com funcionamento de segunda a segunda.

Entre as principais vantagens do transporte via balsa, estão a inexistência de custos na construção das vias, devido ao fato de estas constituírem, na maior parte das vezes, percursos naturais, como rios; os reduzidos custos unitários de transporte, resultantes da grande capacidade de carga das embarcações, e o principal é o custo, que é cerca de oito vezes mais barato que um transporte terrestre e ainda é um transporte ecologicamente correto, porque polui bem menos que um transporte rodoviário.