Terça, 09 Abril 2019 08:29

Gestores apostam na criação de consórcios para melhorar prestação de serviços

forum governo cidadesCom vistas a reduzir custos e agilizar a compra de medicamentos e execução de obras, o governo de MT vai priorizar projetos e soluções coletivas nos municípios, via repasse de recursos aos consórcios intermunicipais de desenvolvimento.

A criação de consórcios para viabilizar a gestão de municípios como Chapada dos Guimarães foi vista como a principal saída para os problemas enfrentados pelos prefeitos de Mato Grosso. As reuniões ocorreram durante a realização do Fórum de Governo e Prefeituras - Cidades de Mato Grosso. A prefeita de Chapada, Thelma de Oliveira, defendeu o modelo de gestão via consórcio, que conta com a aprovação do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta.

“Nós vamos trabalhar com os prefeitos e os consórcios porque é a maneira mais efetiva e eficiente para entregar o melhor resultado para a população”, informou o governador aos prefeitos. Mauro relatou também que realizar obras junto com os municípios e consórcios reduz os custos em pelo menos 30%.

“Todas as soluções coletivas, construídas em conjunto com os prefeitos, sempre terão preferência”, disse o chefe do executivo estadual. “Vocês vão dizer as demandas, o que seria interessante para os consórcios terem e o governo contribuir. Vamos fazer compra organizada com preço reduzido. Para a gente virar essa página de estradas ruins”, afirma Pivetta.

Em reunião anterior com os prefeitos dos municípios que compõe o Vale do Rio Cuiabá, Thelma já havia defendido esse modelo de gestão, devido aos diversos benefícios que ele oferece, mas pediu cautela na criação dos consórcios, tendo em vista a necessidade da realização de estudos por parte de técnicos, com o propósito de verificar quais as reais necessidades de cada gestão, e de como cada cidade deve contribuir.

De acordo com a assessoria do governo estadual, Mauro Mendes destacou a importância do fortalecimento da gestão municipal para a melhoria na prestação do serviço público, que chega mais rápido ao cidadão. Ele enumerou casos de municípios que têm aterro sanitário compartilhado com outras cidades e consórcios, assim como caminhão de lama asfáltica e usina de asfalto, fábrica de pré-moldado.

O Estado dispõe de 15 consórcios intermunicipais, dos quais 10 estão organizados e cinco desativados. Cerca de 120 prefeitos participaram do Fórum com o governo na busca de solução para as suas regiões.

Fonte: Rodrigo Maciel Meloni - Assessoria de Imprensa