Quinta, 27 Dezembro 2018 09:41

Ação da Prefeitura para o Buraco no São Sebastião

WhatsApp Image 2018 12 26 at 17.06.33 1 1Após levantamento de geólogos, Prefeitura de Chapada dos Guimarães envia pedras para procedimento no buraco do bairro São Sebastião. Estudos realizados pelos geólogos Fernando Ximenes, Prudêncio Castro e Elder Madruga, acompanhados do Chefe de Departamento de Proteção e Defesa Civil Municipal de Chapada dos Guimarães, Róbson Barbosa, apontaram o fenômeno natural piping como a causa do surgimento do buracão no bairro São Sebastião.
Além do buraco que já estava aproximadamente com quatro metros de profundidade e doze metros de extensão, o levantamento realizado pela equipe no local, levou em consideração toda a área em torno da região afetada, até às margens do córrego Olho D´Agua. Ficou claro no estudo que o fenômeno não se repetiu nos demais terrenos residências, porém, pode ser observado na área de preservação permanente, próximo ao córrego, onde não pode existir ocupação.
A prefeitura de Chapada dos Guimarães enviou cinco caminhões com pedras firmes e resistentes, com diâmetro de 10 a 15 centímetros, firmes e fortes, para serem colocadas dentro do buraco. Está ação é importante para diminuir a velocidade do processo erosivo causado pelo fenômeno natural piping. Mais dois caminhões serão enviados no início de Janeiro para o reforço do trabalho realizado. Todo o processo de acomodação de solo continuará sendo monitorado.

Piping - É a passagem de água dentro de um solo com erosão subterrânia, formando canais e aumento seu comprimento e diâmetro.