Quinta, 20 Dezembro 2018 15:17

PROERD termina 2018 formando mais de 190 crianças em Chapada dos Guimarães

WhatsApp Image 2018 12 20 at 14.27.29A Prefeitura de Chapada dos Guimarães em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso, formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), mais de 190 crianças da rede municipal escolar da cidade. O curso que teve início em Março deste ano atendeu aproximadamente mil crianças entre o 1º e 5º ano das escolas Professora Abinel Freitas Pereira, Profª. Themozina de Siqueira e Profª. Maria Luiza de Araújo Gomes.

Para um policial militar ser um instrutor da PROERD, ele precisa ser voluntário a fazer um curso de 120 horas realizado pela Coordenadoria da Polícia Militar de Minas Gerais (BH), e passar pelos exames psicológico, social e pedagógico. Nas salas de aulas, este policial instrutor vai ensinar às crianças a terem capacidades para conseguir tomar as melhores decisões durante sua vida, se afastando das drogas ou de situações violentas, levando uma vida mais saudável e segura.

Os soldados Tiago Santos Simão, Lucas Scaderlai Aquino e Gabriel Zancheta Ramosgh, são os policias instrutores que a cidade de Chapada dos Guimarães possui. Para eles, o curso da PROERD vai muito além das salas de aulas e trazem reflexos positivos para as crianças, os pais e também a PM. “No primeiro contato as crianças ficaram um pouco retraídas, receosas. Muito em função da imagem de opressora que se criam da polícia, ou pelo pai que da bronca dizendo que vai chamar a polícia para a criança se comportar ou por possivelmente terem algum familiar infrator. Nesse primeiro ano de programa já conseguimos quebrar isso e hoje somos vistos como um amigo da escola, da comunidade. Tenho exemplo de pais que agora veem até a gente pedir conselho para ajudar na criação dos seus filhos.”. Relata o soldado Zancheta.

O Soldado Aquino acredita que o curso muda também como os policiais veem as crianças e adolescente em áreas de risco, “Passamos a entender que o trabalho que estamos realizando serve como prevenção para que nossos futuros adolescentes não se percam. Enxergamos eles de forma mais humanizada e a partir daí existe um respeito deles com a gente e de nós para eles. O tratamento que dou em casa para minha filha, uso como exemplo para tratar as crianças do projeto e da comunidade. Sempre digo, no PROERD, ás vezes aprendemos mais com as crianças do que ensinamos. É um trabalho gratificante”.

O projeto que estava inativo desde 2014, foi retomado este ano pela atual gestão da Prefeitura de Chapada dos Guimarães por entender que com as escolas e a Polícia Militar ajudando os pais na educação e orientação de seus filhos, podemos transformar vidas e dar as crianças e a cidade um futuro melhor.

Zancheta é um grande exemplo de como este curso pode transformar. Quando criança foi aluno da PROERD na fundação Bradesco e o curso foi um divisor de águas para ele. “Mudou minha vida. Fazer o curso me trouxe novas perspectivas que eu não tinha na época. A partir dali decidi ser policial.”. Todos os formandos recebem um certificado de 15 horas aulas.