Terça, 11 Setembro 2018 16:55

Chapada realiza ação de combate a incêndios florestais rurais e urbanos

41517436 1897840603846174 2874483390575280128 nNa última semana começou em Chapada dos Guimarães a limpeza preventiva do “Parque da Quinera”. Seis focos de incêndio foram encontrados só este ano na região. Esta é uma ação realizada pelo Comdema (Conselho de Desenvolvimento e Meio Ambiente de Chapada dos Guimarães), Secretaria de Municipal de Meio Ambiente, ICMBIO e Corpo de Bombeiros.
O Corpo de Bombeiros, além colaborar na limpeza, tem realizado palestras nas escolas da região sobre primeiro socorros e queimadas.
O período proibitivo de uso do fogo em Mato Grosso começou em 15.07 e vai até o dia 15 de outubro segundo Decreto 1586 de 17/07/2018.
Para quem desrespeitar a proibição, é bom lembrar que praticar queimadas é crime com pena prevista de 6 meses a 4 anos de prisão e multas que variam de R$ 1.000 a R$ 7.500 por hectare e possível embargo da área. Nas áreas urbanas, promover queimada é crime o ano inteiro.
A determinação visa coibir os incêndios que, nesta época do ano, acarretam em danos para biodiversidade, clima, para a própria agricultura e à saúde humana.
Nesta época do ano devido ao calor, baixa umidade do ar e a incidência de ventos, pequenas proporções de chamas se tornam rapidamente uma grande queimada, por isso é extremamente proibido colocar fogo em lixos, restos de madeiras, ou qualquer material que a pessoa deseja se desfazer.

Como evitar queimadas?
- Não queime o lixo e faça o descarte no lugar certo
- Não jogue cigarro próximo à vegetação
- Não faça fogueira em áreas verdes
- Não solte balões
- Procure outros métodos para limpeza de terreno e renovação de pastagem.
- Em caso de incêndio, é importante que um rápido combate seja feito se a pessoa for capacitada.
O Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados que a população deve tomar para que pequenas fogueiras, não provoquem grandes incêndios que a cada ano destroem grandes áreas de vegetação e florestas.
As denúncias de queimada indevida na zona rural/urbaana podem ser feitas para o 190 (PM).
Já a irregularidade em área urbana, onde o uso do fogo é proibido durante todo ano, deve ser denunciada junto ao município pelo número: 3313-1570 ou 190.

foto: acesso livre no google imagens