Sexta, 09 Fevereiro 2018 09:43

Sedtur e Teoria Verde fazem ação ambiental em Chapada

Eles vão orientar foliões para não jogarem lixo na estrada e pontos tutrísticos

Quem for subir para a Chapada dos Guimarães para curtir a folia do Carnaval vai encontrar o grupo de voluntários do projeto de Comunicação e Educação Ambiental Teoria Verde, representantes da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso e da Casa de Guimarães, que estarão no Posto Policial da Rodovia 251 distribuindo sacolinhas de lixo e panfletos, orientando os foliões a não jogarem lixo na estrada ou qualquer ponto turístico da região.
A ideia é mostrar que a alegria do Carnaval pode ser bem mais saúdavel se cada um fizer a sua parte recolhendo o lixo produzido em um saco, que depois deve ser depositado numa lixeira. “O Carnaval é uma festa linda e todos podem se divertir e deixar a Chapada limpa e exuberante como sempre foi”, comentou o secretário Adjunto de Turismo, Luis Carlos Nigro.

A ação de conscientização começa na sexta-feira das 18 horas até às 20h e no sábado das 8h às 10h.Será feita panfletagem com orientação para que o lixo não seja jogado na estrada e nem nos pontos turísticos ao longo da rodovia e no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. Quem estará no local divertindo as famílias que seguem pela estrada é o boneco Dundo, o mascote da Casa de Guimarães em seus projetos voltados para a preservação ambiental.

As ações de educação ambiental do projeto Teoria Verde , “Educação Ambiental na Prática” alertam as pessoas para evitarem deixar lixo em qualquer lugar, principalmente nas ruas, beiras de córregos, cachoeiras. Lixo é sempre no lixo. O diretor do Teoria Verde, Jean Peliciari, conta que já foram feitas 49 ações semelhantes a de Chapada e que recentemente, quando organizaram uma ação de limpeza da Rodovia 251 até o Mirante, após a cidade de Chapada, foram recolhidos 5 toneladas de lixo.

“É um dos maiores problemas ambientais de todo o mundo e nossa preocupação é com os rios, com o Pantanal, já que tudo que cai nas ruas nas cidades acaba no rio, poluindo as águas, prejudicando a fauna e no caso da Baixada Cuiabana vai parar tudo no Pantanal. Esse é um problema de cada um dos cidadãos”, disse Jean.
Das 49 ações realizadas pelo projeto, foram recolhidas mais de 180 toneladas de lixo nas estradas, cachoeiras e rios em todo o Estado. O diretor anunciou que em março será feita mais uma limpeza no Pantanal a partir de Baraão de Melgaço até as baías de Sia Mariana e Chacororé

Serviço:

Ação de Conscientização Ambiental para reduzir o descarte de lixo na estrada e nas cidades durante as festividades de Carnaval

Onde: Posto Polícial saída de Cuiabá para Chapada (MT – 251)

Dias: Sexta-feira, 09/02 e sábado – 10/02

Horário: Sexta das 18h às 20h e sábado das 8h às 10h

Parceria: Teoria Verde, Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso e Casa de Guimarães