Quinta, 07 Dezembro 2017 09:34

FIM DA AGONIA

cama

Câmara aprova e FEX segue para o Senado; MT receberá R$ 500 milhões. Recurso é fundamental para que o Estado pague salários de dezembro

A Câmara dos Deputados aprovou, em votação simbólica no início da noite desta quarta-feira, o pagamento do FEX (Auxílio de Fomento a Exportação) aos Estados e municípios. Ao todo, o Governo Federal deve disponibilizar R$ 1,9 bilhão as unidades federativas.

Mais cedo, o requerimento de urgência foi aprovado por 292 votos a favor e apenas 2 contrários. Com isto, o mérito do projeto pôde ser votado hoje, com o início de uma nova sessão na Casa.

O projeto segue agora para o Senado Federal, onde já existe acordo para ser votado em regime de urgência. A tendência é de que até o final desta semana, ocorra a votação.

Com a aprovação nas duas casas, o projeto segue para sanção do presidente Michel Temer (PMDB). O presidente já sinalizou que pagará o auxílio assim que o Senado aprovar a matéria.

O projeto é considerado como fundamental para Mato Grosso. O Estado receberá cerca de R$ 500 milhões. São R$ 400 milhões para os cofres do Governo do Estado e R$ 100 milhões para as prefeituras.

O Governo já anunciou que usará os recursos para pagar salários dos servidores e também despesas da saúde. As emendas parlamentares também serão pagas com a entrada dos recursos.

A votação do requerimento de urgência do FEX havia sido prometida para hoje, pelo presidente Rodrigo Maia, que cumpriu com a palavra. Já existe um acordo no Senado para que o projeto tramite com agilidade na Casa

Da Redação: LEONARDO HEITOR

camarafex.jpg