Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães

Você está aqui:

Notícias em Geral

Notícias em Geral

Segunda, 08 Julho 2019 17:46

Arraiá Serra Acima

Publicado por:

A Prefeitura Municipal de Chapada dos Guimarães por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Meio Ambiente convida a população Chapadense para participar do 1º Arraiá Serra Acima - Festa Julina Integrada da cidade de Chapada dos Guimarães.

Que acontecerá no dia 12/07/2019 , a partir das 17:00h. 

Local: Praça do Festival.

festa julina

brigada corpo de bombeirosCom a chegada do período da estiagem, aumentam os focos de incêndio e as queimadas prejudicam desde o trabalho do homem do campo à saúde de todos os cidadãos. Para promover o combate de incêndios florestais, a prefeitura de Chapada dos Guimarães solicitou à Companhia de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (CPCIF), pertencente ao Batalhão de Emergências Ambientais (Bea) do Corpo de Bombeiros auxílio da Base Descentralizada Bombeiro Militar (BDBM).

O município será atendido, a partir do dia 15 de julho, com a instalação de uma BDBM para atender as cidades da região, como Nova Brasilândia e Campo Verde, além de outras, que nesta época do ano são atingidas por queimadas. Quatro bombeiros atuarão, no sistema de plantão, na Brigada instalada em Chapada. As viaturas utilizadas no trabalho serão cedidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Queimadas Urbanas

Realizar queimas dentro do perímetro urbano não é permitido, durante o ano todo, configurando crime ambiental. No artigo 54, da Constituição Federal, estão previstas as punições para este tipo de crime.

Denúncia

Em caso de focos de calor de qualquer natureza o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo número 193. Já denúncias contra incendiários devem ser feitas na Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).

WhatsApp Image 2019 07 01 at 08.41.30As psicólogas Henriett Montanha, Isabela Pimentel e a estagiária de Psicologia Elymara C. Alves, que trabalham no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), vieram à Chapada dos Guimarães conhecer as ações desenvolvidas pelo setor de Qualidade de Vida da Secretaria de Administração da prefeitura.

A servidora Márcia Guedes, responsável pela idealização e promoção das ações de Qualidade de Vida na prefeitura de Chapada, recebeu as colegas de profissão. “Foi um prazer te-las aqui e poder mostrar um pouco do nosso trabalho”, disse Márcia, que também é psicóloga de formação.

A Qualidade de Vida do Trabalho (QVT) é essencial no contexto organizacional de uma empresa, seja ela pública ou privada, pois é por meio dela que se torna possível ter o comprometimento dos colaboradores para a execução das tarefas e, consequentemente, atingir os objetivos desejados pela organização.

“A QVT pode ajudar no desenvolvimento de condições que motivem os trabalhadores, criando um ambiente adequado para a execução das tarefas, facilitando o desenvolvimento pessoal e promovendo a interação entre as partes. Um programa adequado de QVT, em sintonia com procedimentos de ergonomia visando adaptar o trabalho ao ser humano, promoverá uma organização mais humanizada, gerando resultados positivos para os envolvidos”, destaca Márcia Guedes.

Adotar medidas como flexibilização de horários, permitindo que os funcionários tenham mais tempo livre; oferecer momentos de lazer, ginástica laboral, plano de saúde e outras ações neste sentido fazem com que a produção e a dedicação sejam cada vez maiores e melhores.

assembleia socialA população de Chapada dos Guimarães recebeu, na tarde de sexta-feira (28), o programa Assembleia Social, promovido pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em parceria com o gabinete do deputado Carlos Avallone (PSDB). A ação visa levar aos municípios do interior do estado e aos bairros periféricos de Cuiabá e região os serviços oferecidos pelo braço social da ALMT, por outras unidades da Casa de Leis e por parceiros, em um dia de cidadania, cultura, educação e valorização humana.

O local escolhido para receber o evento foi a escola Maria Luiza de Araújo Gomes, e os cidadãos que presenciaram o evento puderam conferir apresentações artísticas como exibição de filmes e contação de história, além de serem beneficiados com serviços oferecidos no Espaço Saúde, como aferição de pressão.

“O programa conta ainda com ações na área da assistência social e atendimento psicológico, espaço beleza, onde oferecemos cuidado com os cabelos, com as unhas e com a pele, além de oficinas de automaquiagem e recreação infantil”, explicou a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.

Carlos Avallone destacou a importância da mobilização do braço social da Assembleia em benefício das comunidades carentes. "Esse projeto é pensado para as pessoas mais carentes, para contemplar as necessidades da população de baixa renda, segmento que mais precisa do apoio dos órgãos públicos", disse o parlamentar.

Na escola, cidadãos chapadenses puderam fazer o Registro Geral (RG) através da equipe do Espaço Cidadania da ALMT. A Defensoria Pública e o Procon forneceram orientações jurídicas para resguardar direitos. O Espaço Saúde ofereceu serviços de medição de pressão e glicemia, terapias integrativas e orientação com psicólogos.

assembleia social2O Espaço Beleza ofereceu serviços de corte de cabelo e embelezamento. “Eu fiquei sabendo em cima da hora, e vim porque precisava cortar o cabelo e fazer uma consulta médica, e me disseram que aqui iriam oferecer estes serviços gratuitamente;, estou muito feliz e parabenizo a prefeitura e a Assembleia por essa parceria, porque se tivesse que pagar eu não conseguiria arcar com tudo isso”, disse Sabrina Dantini da Silva, 47 anos.

Serviços

Foram oferecidos cuidados em beleza (tratamento capilar e cortes de cabelo, design de sobrancelhas, manicure), em saúde integral (massagens, medição de pressão, orientações em saúde, terapias integrativas, constelação familiar), oficinas (automaquiagem e customização de roupas), atendimentos com psicóloga e assistente social, apresentações artísticas e exibição de filme, debate sobre os danos das drogas e a maior procura: Espaço Cidadania, com emissão do Registro Geral (RG), Defensoria Pública e Procon.

“Este evento só é possível graças aos nossos parceiros e a dedicação de todos os trabalhadores – nossa equipe, nossos colegas e voluntários. E, independentemente dos desafios, seguimos focando em quem precisa e merece: a população que, muitas vezes, não tem acesso a esses serviços. Bom mesmo é ver os rostinhos de satisfação de quem sai daqui com o RG, documento fundamental para a dignidade, e ainda se sentindo mais bonita. É a nossa recompensa!”, se emociona a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.

*Com informações da Secretaria de Comunicação da ALMT

mudanca trafegoPassado os 30 dias da implementação da mudança de sentido de tráfego em duas ruas de Chapada dos Guimarães – Dr. Ver. Jose de Souza Neves e Dr. Penn Gomes -, a Polícia Militar (PM) vai iniciar o trabalho de fiscalização e notificação dos motoristas que estiverem trafegando no sentido proibido.

A mudança atende Termo de Ajustamento Conduta (TAC) assinada com o Ministério Público em 2014, que obrigou o município a mudar o sentido das ruas a partir de 1º de junho. Neste primeiro mês, a prefeitura informou a população, por meio de carro de som, faixas informativas e comunicação social no site oficial da prefeitura e em suas redes sociais.

“Damos continuidade às ações de melhorias no trânsito da cidade realizando a revitalização da sinalização horizontal e vertical que já existia e colocando novas placas em locais que não contavam com sinalização”, informa o secretário interino de Obras, Luiz Siqueira.

O gestor esclarece que é importante tomar ciência das ações de fiscalização e notificação da Policia Militar. “A PM iniciará o serviço e vai fiscalizar e notificar os cidadãos que estiverem trafegando na contramão, podendo até mesmo apreende-los caso encontre outras irregularidades”.

Novidade

mudanca trafego1Uma nova modificação no tráfego da cidade foi implementada: o motorista que segue da Rua Frei Canuto (esquina com a peixaria do Nelsinho), em direção ao bairro São Sebastião e outras localidades, poderá descer e entrar na Rua Maneco Albernaz, acessando assim Dr. Penn Gomes.

Página 1 de 80

Prefeitura de Chapada dos Guimarães